Aufsätze
Peter Nestler Alemanha,1963, 10’
A CIDADE E O CAMPO
O filme de Peter Nestler restitui-nos a graça e lucidez de um dia na vida das crianças de uma escola numa pequena aldeia, bem como a beleza da língua que falam, do seu mundo.
14 OUT. 22:45 - CULTURGEST - Pequeno Auditório
Notes on Love
JORGEN LETH
Dinamarca, 1989, 90’
Leth fez este filme durante um período de crise na sua vida, talvez seja o seu filme mais pessoal. O tom dado pela sua voz, acompanha um plano dele a barbear-se e a palavra “Repugnância”. Os actores são usados como propriedade sua em cenas-sketch, numa série de temas simples, recuperados de “Good and Evil”. Fachadas de casas, pessoas que vivem, fumam cigarros e, provavelmente, o mais importante tema do filme, que se tocam.
24 OUT. 20:15 - Cinema CITY CLASSIC ALVALADE - Sala 3
21 OUT. 19:00 – Cinema SÃO JORGE - Sala 3
Começa hoje o festival internacional de cinema documental em Lisboa, este ano com lugar particular para o documentário Suiço, e com trabalhos referentes à dicotomia a Cidade e o Campo, conta-se também com as retrospectivas dos realizadores Joris Ivens um dos fundadores do cinema documental e voador que trabalhou a sua extensa obra ao longo dos 5 continentes, Marcel Ophüls que trabalha incessantemente às vezes ao longo de anos sobre o mesmo filme criando e deixando o espectador trabalhar sobre as próprias questões que vão surgindo dentro da obra, ganhou notoridade com Le chagrin et la Pitié e Jorgen Leth documentarista experimental que viaja do conceptual ao testemunho abraçando os dois.
No âmbito do doclisboa Malick Sidibé é o fotógrafo convidado a expor no Palácio das Galveias até ao fim de Outubro, fotógrafo maliano de 74 anos, um mito no retrato dentro do panorama da fotografia africana e que se liga ao registo documental enquanto elemento etnográfico que acompanha gerações e a evolução dos costumes.
consultar : DocLisboa 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário