domingo, 1 de agosto de 2010

Gianni Rodari e a "arte" de inventar estórias

Gianni Rodari era professor do ensino primário e escritor infanto-juvenil. Como professor e escritor criou uma "gramática" denominada de Gramática da Fantasia, que nada mais é que ensinar às crianças a arte de inventar estórias, são sugeridos diversos exercícios que "espremem" a memória, que brincam com binómios fantásticos, que usam prefixos que dão vida à trivaca, por exemplo, ainda desconhecida para a zoologia ou à biscaneta que escreve a dobrar, ou ainda recordar um jogo difundido em todo o mundo que faz uso da "sintaxe ao acaso", quando por exemplo em vários papelinhos se escreve uma pergunta:

Quem foi?
Onde se encontrava?
O que fazia?
O que disse?
O que disseram as pessoas?
Como acabou?

E cada criança pega num papelinho e escreve a resposta, depois juntas lêm o resultado como se fosse um conto, por exemplo:

"Um morto
na torre de Pisa
fazia meias
disse: quando dá três vezes três?
Todos cantaram o fado
e o jogo acabou empatado."

Dependendo dos exercícios podem-se obter resultados muito estimulantes. Lembrando ainda do jogo surrealista, em que uma criança desenha uma figura e a criança seguinte pega nessa figura para desenhar outra, não com o intuito de completar o primeiro desenho mas o de mudar a direcção, virando-o do avesso. "O resultado final é muito frequentemente um desenho incompreensível, em que não se fixa nenhuma forma, mas todas se atravessam umas nas outras, numa espécie de movimento perpétuo combinatório." Podendo nascer personagens insólitas ou paisagens fantásticas.

Depois viajamos até aos contos populares enquanto matéria-prima, tocando suavemente
nos irmãos Griim, em Andersen ou Collodi, que nos levam por entre contos Alemães num uso primordial da língua, ou por entre a infância de Andersen ou mesmo a história popular toscana.
Foram considerados os libertadores da literatura infantil em relação aos deveres edificantes que lhe tinham conferido. E Rodari vai ensinar-nos como podemos usa-los para criar novas estórias, seja "errando" a conta-las seja contando-as ao contrário ou imaginando o que aconteceu depois, para além da possível "salada" de contos, daqui passamos por entre múltiplas possibilidades criativas que faz deste livro uma peça importante para professores, educadores e pais.





Gianni Rodari 1920-1980, Itália. Publicou a sua primeira obra em 1950. A Gramática da Fantasia é um clássico da literatura pedagógica.

Sem comentários:

Enviar um comentário