terça-feira, 30 de abril de 2013

A Substância do Tempo, Jorge Martins




16 março a 10 junho 2013

Porto
Museu de Arte Contemporânea de Serralves
A Fundação EDP é Mecenas Exclusivo desta exposição


O percurso artístico de Jorge Martins (Lisboa, 1940) tem início nos anos 1960. Mantendo-se desde sempre fiel à prática da pintura e do desenho, a sua obra reflete a vivência e a apreensão dos diferentes contextos onde residiu e trabalhou, nomeadamente Paris e Nova Iorque.
Decorrendo em simultâneo no Museu de Arte Contemporânea de Serralves e naFundação Carmona e Costa, em Lisboa, A Substância do Tempo é a maior retrospetiva de desenhos do artista até hoje realizada.
Em Serralves, serão expostas mais de duas centenas de obras criadas entre 1965 e 2012, reveladoras da constante apropriação de elementos do quotidiano e de uma pesquisa exaustiva sobre os modos de representação, nomeadamente sobre a forma como a luz reinventa o espaço e os objetos.
Maioritariamente abstratos e sem cor, os desenhos de Jorge Martins apresentados em A Substância do Tempo compõem uma linguagem rica em texturas, intensidades e gradações que se desdobra em contínuas variações.
O catálogo da exposição, que será lançado no dia da inauguração, é uma coedição da Fundação de Serralves e da Fundação Carmona e Costa. Este catálogo monográfico ilustra uma vasta seleção de desenhos e pinturas do artista datados de 1957 a 2012 e inclui ensaios inéditos de Manuel Castro Caldas, João Fernandes, António Mega Ferreira e Sara Antónia Matos, uma carta de Pierre Georgel e excertos dos diários gráficos de Jorge Martins.
Esta exposição tem a curadoria de Marta Moreira de Almeida e é uma coprodução da Fundação de Serralves e Fundação Carmona e Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário